Dezembro 09 2009
MFW - Young Designers em grande na abertura

 

As escadarias do Concelho Municipal de Maputo foram palco do desfile de abertura da quinta edição do Mozambique Fashion Week, o evento mais mediático da moda moçambicana, caracterizado pela passagem de modelo e apresentação das criações dos estilistas moçambicanos, tendo como forte atractivo a presença de profissionais da moda do estrangeiro.
O primeiro dia do evento foi dedicado ao concurso dos “Young Designers”, ou seja dos novos estilistas do mercado moçambicano, acto que foi marcado pela apresentação dos primeiros 12, dos 25 novos talentos na arte de desenhar peças de vestuário e respectivos acessórios.
Perante quase duas dezenas de espectadores, os “Young Designers” apresentaram aquilo que é a tendência da moda moçambicana para o verão, com forte recurso à capulana, que faz parte da indumentária indispensável para os moçambicanos, com particular destaque para as mulheres. Um júri composto pelos estilistas pan-africanos David Tlale, Sonwabile Mdamasse (ambos da África do Sul) e Ade Bakare (da Nigéria) vai avaliar as criações dos “Young Designers” para depois decidir para quem irá o prémio nesta categoria.
Na cerimónia de abertura, o Presidente do Conselho Municipal de Maputo, David Simango deu boas vindas aos estilistas estrangeiros participantes neste festival, bem como referiu  que “Maputo está a tornar-se num destino da moda africana e internacional”, congratulando-se pelo facto de esta iniciativa que iniciou em Inhambane em 2004 uma vez mais ter escolhido a cidade capital como seu placo principal.
A abertura do “Mozambique Fashion Week” contou com a presença de Maria da Luz Guebuza, a esposa do Presidente da República de Moçambique, que destacou a responsabilidade social do evento, que este ano associou-se à consciencialização sobre os riscos e os cuidados que se deve ter para evitar o cancro da mama.
“Esta é uma ocasião ímpar para se reflectir em relação a esta doença, daí que apelo a todas as mulheres para que façam o auto-exame do cancro da mama”, disse da Luz Guebuza acrescentando que “neste evento está em destaque o talento que os estilistas tem demonstrado ao longo do tempo, e a iniciativa enaltece a moda com timbre moçambicano, sendo um momento importante para a troca de experiências com estilistas e modelos estrangeiros”.
Até 12 de Dezembro a arte, moda e diversão estarão de mãos dadas, com várias acções a decorrerem nas diversas passerelles da cidade das Acácias.

 

Alfredo Lituri


sinto-me: Chic

publicado por Panguanita às 09/12/09
link do post | comentar | adicionar aos favoritos

pesquisa
 
categorias
arquivo
2011

2010

2009

últimos posts

Seda de Mia Mendes e glam...

África representada no úl...

As boas acções viram moda...

After Party VMFW

José António Tenente foi ...

António Tenente traz 'Ano...

Estabelecidos apostam no ...

Cores alegres na noite do...

Sheila e Fáuzia são as me...

Backstage

Mozambeat


Passatempo SAPO Moçambique


MFW School