Dezembro 10 2009
Manuela e Josefa Faiche: gémeas até na moda

Nasceram da mesma gravidez há 32 anos e há cinco anos que decidiram abraçar a carreira de estilistas. Trata-se de Manuela e Josefa Faiche, duas gémeas que decidiram abraçar juntas e continuar gémeas na moda, tal e qual o cordão umbilical que as ligava no momento da gestação.

 

 

 

Nasceram da mesma gravidez há 32 anos e há cinco anos que decidiram abraçar a carreira de estilistas. Trata-se de Manuela e Josefa Faiche, duas gémeas que decidiram abraçar juntas e continuar gémeas na moda, tal e qual o cordão umbilical que as ligava no momento da gestação.

“Decidimos abraçar conjuntamente esta profissão de estilistas porque completamo-nos, ou seja quando uma de nós começa uma ideia a outra complementa e acabamos por ter criações que atraem as pessoas”, disse Manuela Faiche para Josefa acrescentar “que há cinco anos que andamos a desenhar roupas, mas há um ano é que decidimos dar a volta na nossa carreira ao apostar na arte de ser estilista como profissionais”.

O ano de 2009 é considerado especial para as duas estilistas, pelo facto de terem começado a consolidar o lado profissional da actividade, com participações em vários eventos de modo, sendo esta a segunda vez que participam no Mozambique Fashion Week tendo a estreia acontecido de forma tímida em 2008. “Este é o segundo ano em que participamos no Mozambique Fashion Week na categoria dos Young Designers e sentimos que as nossas criações estão a melhorar paulatinamente”, disse apresentamos uma colecção dedicada ao verão.

É uma colecção em que nós é que fizemos o tecido com base na tecelagem recorrendo a técnicas utilizadas na Índia e na China”. Para estas duas estilistas em Moçambique ainda “não é fácil fazer moda, muito menos viver desta profissão, pois ainda estamos numa fase em que as pessoas preferem recorrer as lojas do que a uma boutique ou atelier de uma estilista onde podem fazer roupa à medida e de acordo com aquilo que é o modelo desejado, preferem roupas já desenhadas pelas grandes fábricas”.

Chegar a patamares bem elevados na arte de desenhar roupas é a meta definidas por estas duas estilistas gémeas. “Queremos apresentar as nossas colecções no estrangeiro, isto é participar em eventos internacionais de moda, mas para tal teremos que continuar a trabalhar muito”, disse Manuela.

Alfredo Lituri

 


sinto-me: Na Moda

publicado por Panguanita às 10/12/09
link do post | comentar | adicionar aos favoritos

pesquisa
 
categorias
arquivo
2011

2010

2009

últimos posts

Seda de Mia Mendes e glam...

África representada no úl...

As boas acções viram moda...

After Party VMFW

José António Tenente foi ...

António Tenente traz 'Ano...

Estabelecidos apostam no ...

Cores alegres na noite do...

Sheila e Fáuzia são as me...

Backstage

Mozambeat


Passatempo SAPO Moçambique


MFW School