Dezembro 14 2009
Taússe Daniel é a melhor Young Designer 2009

 

 

A estilista Taússe Daniel arrebatou o prémio destinado ao “Young Designer” 2009 da quinta edição do Mozambique Fashion Week festival de moda que decorre anualmente na cidade de Maputo, produzido e organizado pela DDB em parceria com a Mcel.

Com efeito, a jovem de apenas 18 anos foi considerada a estilista revelação do evento, num concurso que envolveu mais de uma dezena de estilistas da capital do país. A criatividade de Taússe Daniel convenceu ao júri formado pelos reputados estilistas David Tlale, Sonwabile Mdamasse (ambos da África do Sul) e Ade Bakare (da Nigéria).

“Este prémio é resultado do esforço que efectuei ao longo do ano, porque não tinha experiência na área e tive que dividir o tempo com as aulas que tenho na faculdade de arquitectura e urbanismo”, disse Taússe acrescentando que “e as aulas que os meus professores de arquitectura dão ajudaram a assimilar alguns conceitos que utilizei para fazer projecto”.

Taússe apresentou na edição 2009 do MFW três colecções inspiradas no pavão que é o significado do seu nome. “Adaptei cada uma das colecções ao concurso em que participei. Por exemplo no concurso dos CFM que tinha o título `Uma Nova Linha´, e escolhi bico que mostram uma sucessão de pontos que representam uma linha. Para o concurso dos Young Designers importei um tipo de capulana do Quénia e desenhei roupas num estilo oriental, salientando as características de um pavão”.

Taússe Daniel sucedeu neste categoria a estilista Mama África que este ano participou no Mozambique Fashion Week na categoria de Young Designer pos ainda naão ter atingido os tres anos de participação que permitem a ascensão a categoria de estilista estabelecida.

Quanto aos outros concurso, referir que Marinela Rodrigues foi considerada a melhor estilista estabelecida deste MFW 2009, enquanto que para o concurso Nova Linha promovido pelos Caminhos de Ferro de Moçambique foi ganho pela dupla Alexandre e Sheila Tique, e no concurso da Mcel em que a empresa propôs aos estilistas para mostrarem como será a moda em 2050 o vencedor foi a dupla formada por Feliciano da Camara e Dama do Bling.

 

Alfredo Lituri

 Ver fotos

 



publicado por Panguanita às 14/12/09
link do post | comentar | adicionar aos favoritos

pesquisa
 
categorias
arquivo
2011

2010

2009

últimos posts

Seda de Mia Mendes e glam...

África representada no úl...

As boas acções viram moda...

After Party VMFW

José António Tenente foi ...

António Tenente traz 'Ano...

Estabelecidos apostam no ...

Cores alegres na noite do...

Sheila e Fáuzia são as me...

Backstage

Mozambeat


Passatempo SAPO Moçambique


MFW School