Dezembro 15 2009
Marinela Rodrigues é a melhor estilista estabelecida do MFW 2009

 

 

Pela terceira vez a estilista moçambicana Marinela Rodrigues foi considerada a melhor do Mozambique Fashion Week 2009, evento que exalta a actividade dos profissionais da moda no nosso país e que conta com a participação de estrangeiros.

 

 

Pela terceira vez a estilista moçambicana Marinela Rodrigues foi considerada a melhor do Mozambique Fashion Week 2009, evento que exalta a actividade dos profissionais da moda no nosso país e que conta com a participação de estrangeiros.

Após participar no concurso destinado aos estilista estabelecidos (que abraçaram esta carreira há algum tempo e que tem créditos firmados), Marinela Rodrigues foi eleita a melhor por um júri que contou com a participação de reputados estilistas estrangeiros. “Não esperava ser eleita a melhor, sei que fiz um trabalho bonito, mas foi uma grande coincidência conquistar este prémio”, reagia assim Marinela Rodrigues após o anúncio do resultado do concurso.

Para a quinta edição do MFW, Marinela apresentou uma colecção bem diferente das anteriores participações, tendo optado por uma linha mais comercial, a base do jeans misturado com capulana moçambicana. “Apresentei uma colecção com muita cor, cujo tema era as ´Calças do meu Namorado`, em que os tamanhos das calças eram maiores e só serviam na cintura das modelos, para que as pessoas ficassem confusas e questionassem: será que as calças são dela ou do namorado? Para apresentar esta colecção inspirei-me no dia-a-dia e na minha pessoa, pois considero-me uma pessoa simples ”.

Esta é a terceira vez que Marinela Rodrigues conquista o título de Melhor Estilista Estabelecida do MFW, tendo alcançado título idêntico nos anos de 2006 e 2007. Para esta estilista conquistar uma distinção no MFW significa um desafio para os tempos que se seguem, pois “estas distinções obrigam-nos a melhorar o nosso trabalho, dado que as pessoas passam a ser mais exigentes com aquilo que criamos”.

Instada a comentar o actual estágio da moda em Moçambique, Marinela considerou que está a evoluir significativamente, sendo que a meta agora passa por “pressionar os governantes para que criem uma escola de moda e convencer aos patrocinadores no sentido de apostarem cada vez mais nesta arte”.

Quanto à sua carreira que iniciou em 2004, a estilista revelou que o início não foi fácil, “mas agora a situação é bem diferente, dado que já tenho muitos contactos que permitem participar em vários eventos em Moçambique e no estrangeiro. “Já participei num festival de moda em Lisboa, Portugal, e em 2007 tive uma experiência interessante com a Sheila e Adélia Tique, onde trocamos impressões com estilistas sul-africanos, tendo contribuído para que mudássemos a nossa abordagem nesta área de moda, dando impulso às nossas carreiras”.

Marinela é uma das estilistas que subscreve a opinião de que é possível viver graças aos proventos adquiridos na moda, mas sublinha que para tal “é preciso muito esforço e perseverança no trabalho que fazemos, sendo por isso que digo aos que acabam de abraçar a carreira não devem desistir de lutar para alcançar os seus sonhos”.

Alfredo Lituri



publicado por Panguanita às 15/12/09
link do post | comentar | adicionar aos favoritos

pesquisa
 
categorias
arquivo
2011

2010

2009

últimos posts

Seda de Mia Mendes e glam...

África representada no úl...

As boas acções viram moda...

After Party VMFW

José António Tenente foi ...

António Tenente traz 'Ano...

Estabelecidos apostam no ...

Cores alegres na noite do...

Sheila e Fáuzia são as me...

Backstage

Mozambeat


Passatempo SAPO Moçambique


MFW School