Dezembro 13 2010
Nélson Comboio: “Nasci com a moda dentro de mim”

Nas passerelles transmite um ar sério e rígido – um verdadeiro rude boy -, mas fora dela é uma pessoa dócil e descontraida.
Nélson Comboio, de 23 anos de idade, é um dos modelos que integra o Mozambique Fashion Week, um evento de moda que encerrou este sábado na capital.
Nunca teve formação na área da moda, mas em pouco tempo saiu do anonimato para as passerelles sul-africanas. Foi graças a sua preseverança e fé que ganhou o prémio de Melhor Modelo Fotográfico 2009, no país onde o acolheu com carinho durante o tempo que lá esteve.


Sapo MZ: Quando surgiu o gosto pela moda?
Nélson Comboio: Sempre tive uma paixão pela moda, mas a minha experiência como modelo começou há um ano e meio. Estava a trabalhar num projecto na Beira, quando terminei abracei logo um outro que me fez viajar para África do Sul. Foi lá onde tudo começou, foi lá onde o bichinho da moda despertou.


Sapo MZ: Sempre quis ser modelo?

NC: A moda é a minha verdadeira paixão. Acho que nasci com a moda dentro de mim, não foi nada programado. Comecei como bailarino e, nessa altura, depois dei aulas dança na Escola Industrial. Após isso abracei vários projectos mas nenhum relacionado com a moda. Quando viajei para África do Sul a moda passou a fazer parte da minha vida. De uma forma geral a arte sempre fez parte de mim.


Sapo MZ: Sente-se realizado?

NC: Gosto do que faço e sei que sou bom nisso. Não preciso que ninguém me diga que sou bom, pois eu mesmo sei e afirmo (risos).


SAPO MZ: Como é ser modelo em Moçambique?
NC: Voltei para Moçambiquehá nove meses e o que pude ver até hoje, é que a moda ainda é algo para quem tem dinheiro, para quem pode, enquanto na África do Sul esse factor não conta. O que conta no mundo da moda naquele país é a presença, a postura, nem mesmo a beleza é importante. Mas mesmo com esses pequenos problemas, gosto de cá estar e gosto do meu trabalho. Apesar de continuar a trabalhar na África do Sul, aqui sinto-me muito bem.


SAPO MZ: O que mais o marcou desde que entrou no mundo da moda?
NC: Apesar de ser muito novo nesta área, muita coisa boa já me aconteceu. Primeiro foi o facto de, em pouco tempo, ter conquistado o mercado da moda sul-africana. Já desfilei em sete grandes passerelles sul-africanas. A outra coisa boa que me aconteceu foi o prémio que ganhei, na África do Sul, como o Melhor Modelos Fotográfico, um concurso organizado pela minha agência, onde centenas de modelos, na sua maioria brancos, faziam parte. Dos dois únicos negros ali presentes, sai vencedor. Isso sim, foi fantástico, e foi a partir daí que descobri que afinal tinha muito jeito para moda (risos).


SAPO MZ: O que lhe fez voltar para Moçambique?
NC: Voltei para dar continuidade à minha formação académica. Estou a tirar línguas e quero formar-me nessa área para poder contribuir um dia para a moda em Moçambique.


SAPO MZ: O
que achou do Mozambique Fashion Week?
NC: É a primeira vez que participo como modelo no MFW e confesso que a experiência é boa. Estou a aprender muito e isso é bom para o meu currículo. Trabalhei também com o Feliciano da Camara na comemoração dos 10 anos de carreira dele e gostei da experiência.


Curiosidades:
Nelson Comboio não esconde a sua vaidade nem o gosto em cuidar da sua imagem. Considera-se muito impaciente e por isso irrita-se com muita facilidade.
O preto e o verde são as suas cores preferidas e sempre que pode não dispensa um bom prato europeu, de preferência francês ou italiano e, para completar o cardápio, uma boa comida japonesa.
O seu maior vício é o trabalho e não se imagina a viver sem trabalhar.
Uma viagem de sonho? Só se for em trabalho e, de preferência, na cidade de Londres, em Inglaterra.
Considera-se um rapaz feliz pois tudo o que faz é com muita fé, colocando Deus nas suas decisões.


SP
SAPO MZ

 

+ Fotos Nélson Comboio





publicado por Panguanita às 13/12/10
link do post | comentar | adicionar aos favoritos

pesquisa
 
categorias
arquivo
2011

2010

2009

últimos posts

Seda de Mia Mendes e glam...

África representada no úl...

As boas acções viram moda...

After Party VMFW

José António Tenente foi ...

António Tenente traz 'Ano...

Estabelecidos apostam no ...

Cores alegres na noite do...

Sheila e Fáuzia são as me...

Backstage

Mozambeat


Passatempo SAPO Moçambique


MFW School