A idade avançada de algumas das modelos espantou a assistência que acorreu em peso na noite de ontem aos CFM para a abertura da 6ª edição do Mozambique Fashion Week (MFW).
Tratava-se, entre outras, de caras conhecidas como Anabela Andrianopoulos, Glória Muianga, Sónia Sultuane, Maria José Sacur. Tudo em prol do combate contra o cancro promovido pela associação que em Moçambique combate esta doença. Os vestidos envergados pelas figuras mediáticas foram depois leiloados e a receita reverteu para o combate a este mal.
Depois a Primeira-Dama de Moçambique, Maria da Luz Guebuza, discursou não poupando palavras para sensibilizar os presentes sobre os malefícios do cancro, especialmente o da mana, que afecta milhões de mulheres em todo o mundo. Maria da Luz Guebuza teceu ainda rasgados elogios ao MFW que, segundo ela, “já tem o seu lugar marcado no calendário da moda africana.”
Depois da tradicional dança do Mapiko, característica do povo maconde de Cabo Delgado, foi chegada a vez dos Young Designers mostrarem as melhores das suas criações.
Alícia Ribeiro foi a responsável pela abertura do desfile. Vestidos longos, cor-de-vinho, foram as apostas desta principiante no mundo da moda nacional. A seguir, foi a vez do estilista Alexandre Alexandre que nos mostrou que o branco, seja ele em linho ou em algodão, é uma cor indispensável na toillet dos homens e está sempre na moda.
A capulana, como acontece todos os anos, nunca falta neste evento e, desta vez, foi a vez da estilista Madalena Kumbane trazer para a passerelle, em forma de vestidos de noite e de gala, túnicas masculinas.
Ainda desfilaram na passerelle, nomes como Alberto Penga, Jorge Girabeira, Lídia Mate, as irmãs Manuela e Josefa Faiche, Aura Mombassa, Miguel Morbey, Nassira. E, para fechar a primeira noite dedicada aos Young Design, foi a vez da estilista Taússe Daniel, vencedora do MFW 2009, na categoria de Young Design, mostrar a sua colecção. O pavão, mais uma vez, foi o tema que esta jovem estilista apresentou ao público, mudando apenas a cor e a capulana. Ou seja, o azul-turquesa deu lugar ao laranja e ao castanho, apostando assim em padrões mais quentes e numa capulana nacional em vez de estrangeira como aconteceu com a colecção do ano passado.
SP
SAPO MZ
+ Fotos Young Design 1º Dia
+ Programa do Mozambique fashion Week 2010
+ Fotos do lançamento do Mozambique Fashion Week 2010
+ Fotos Colecção Verd'Água
+ Vídeo Colecção Verd'Água